Nesta pílula a Nutricionista Andressa Kampmann explica como o déficits nutricionais associados a intolerância alimentar pode impactar nos resultados da recuperação quando se trata de pacientes em terapia intensiva. Não deixe de assistir em seguida: Dose de Conhecimento - Como podemos fazer melhores escolhas?
Curso apoiado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, traz conteúdo atual e prático, com especialistas de diversas áreas, sobre terapia nutricional nos diferentes perfis de pacientes críticos.
O curso de UTI 2.0: Como atender a necessidade nutricional individualizada do paciente crítico, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), abrange o manejo da terapia nutricional no paciente crítico em diversas situações. Em 9 aulas ministradas por profissionais referências, abordamos as individualidades desses pacientes que precisam de condutas diferenciadas. Após o término do curso e realizar a prova de conclusão, você poderá baixar um certificado que terá a chancela do Avante e AMIB.
A massa muscular esquelética é determinada pelo equilíbrio entre síntese e degradação de proteínas. Além disso, o músculo esquelético pode estar aumentado (músculo hipertrófico) quando a alteração nesse equilíbrio favorece a síntese de proteínas. Por outro lado, a perda de massa muscular esquelética (músculo atrófico), ocorre quando a degradação excede a síntese proteica. Essa perda de massa muscular é uma complicação grave causada por ampla variedade de doenças agudas, como ocorre, por exemplo após a internação prolongada em unidade de terapia intensiva (UTI) e/ou condições crônicas, como envelhecimento, desuso, distrofias musculares, insuficiência cardíaca, doença renal crônica, sepse, câncer e muitas outras patologias que impactam negativamente na qualidade de vida.¹
Confira a transmissão do simpósio “NUTRICIONALMENTE: Diferentes emoções habitam a UTI”, realizado pela Nestlé Health Science no Ganepão 2025. Com a participação da Dra Valéria Rosenfeld, o Dr Paulo Ribeiro e as nutricionistas Maria Carolina Dias e Aline Cattani, discutimos estratégias nutricionais e emocionais para melhorar o cuidado ao paciente crítico e qual o impacto dessas abordagens na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)!
Confira o primeiro material disponível da nova série do Avante Nestlé em parceria com a Nutritotal Pro: Expertise em Foco. A Dra. Ana Cristina Schmidt aborda sobre "Cuidado centrado no paciente crítico: por que devemos considerar o TGI?
Confira a mensagem da nossa MSL do Científico, Karina Kroth, abordando o tema de Droga Vasoativa na Terapia Nutricional do Paciente Crítico nessa pílula de conhecimento
Sabemos que a avaliação nutricional na UTI é um desafio. Conheça as melhores ferramentas de triagem e avaliação nutricional dedicadas ao paciente grave neste webinar com os Nutricionistas Guilherme Duprat, Aline Cattani e Victória Marzagão. E baixe o manual de avaliação nutricional agora mesmo clicando aqui.
Confira a gravação do webinar que aconteceu no dia 24/10 com o Professor Dr Manpreet Mundi com o tema principal: Nutrição Oligomérica Extra-Hospitalar: Evidência e Valor
No vídeo, a Medical Scientific Affairs Karina Kroth propõe uma reflexão sobre como a escolha da fórmula enteral é parte essencial da individualização da terapia nutricional na UTI. A partir de evidências científicas, ela explica como a escolha assertiva da dieta enteral pode fazer diferença nos desfechos clínicos de pacientes com disfunção gastrointestinal e cirúrgicos.
Compartilhar conteúdo
Você pode compartilhar este conteúdo nas redes sociais de sua preferência.
Avante Nestlé é uma plataforma gratuita e exclusiva para Profissionais de Saúde.
Ao fazer o login/cadastro, você terá acesso aos
Cursos EAD, Publicações, Artigos Científicos e muito mais.
Para criar seus favoritos é necessário estar logado.
Ao fazer o login/cadastro, você poderá favoritar artigos, vídeos, receitas e podcasts salvando a lista em Meus favoritos.