Neste conteúdo abordaremos:
- Os principais conceitos do atendimento on-line;
- A linha do tempo do atendimento on-line no Brasil;
- Telemedicina: benefícios, desafios e soluções para hoje e para o futuro.
Os principais conceitos do atendimento on-line 1
Quando falamos em assistência médica a distância, ou telemedicina, é muito importante considerar que este conceito engloba diversos tipos de atendimento e serviços, definidos pelo Conselho Federal de Medicina:
A linha do tempo do atendimento on-line no Brasil 2,3
Faz pelo menos duas décadas que a telemedicina vem sendo debatida no Brasil. Tratou-se dessa forma, de uma discussão sobre as necessidades de médicos e pacientes, que antecedeu a pandemia de Covid-19 e ficou evidente sua eficácia, quando houve um grande impulso, tanto do ponto de vista legal, quanto de sua popularização.
Paralelamente, o CFM iniciou os trabalhos para regulamentar a prática da telemedicina no final da pandemia.
Telemedicina: benefícios, desafios e soluções para hoje e para o futuro
Durante a pandemia de Covid-19, a telemedicina passou a ser considerada um recurso de grande valia, com muitos benefícios, tanto para os pacientes, quanto para os profissionais de saúde, possibilitando:
Atualmente, com a situação da pandemia já controlada, podemos concluir e observar que a telemedicina se consolida como forma de atendimento médico aos pacientes, devido a benefícios, como: 4
As tecnologias evoluem a cada dia, da mesma forma, o acesso a um número maior de pacientes e especialidades médicas e de saúde, como: nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos. Os principais desafios para o teleatendimento atualmente têm sido: 5
- Necessidade de treinamento de teleprática pelos profissionais de saúde;
- Resistência e dificuldade de adaptação dos pacientes, especialmente os mais idosos, às tecnologias necessárias para a realização da consulta virtual;
- Necessidade de fornecimento de informações e compreensão pelo paciente, das diferenças, limitações e benefícios da consulta remota em relação à consulta presencial;
- Cuidado com a privacidade do paciente no meio digital;
- Necessidade de equipe multidisciplinar, incluindo enfermeiros, médicos, fonoaudiólogos e nutricionistas para diagnósticos mais complexos;
- Necessidade da presença de um cuidador ao lado do paciente de algumas enfermidades na consulta, quando ele está debilitado;
- Necessidade de regulamentação pelos órgãos responsáveis e necessidade de adaptação a ela.
A telemedicina evolui e cresce em um ritmo bastante acelerado, porém, ainda não existem estudos clínicos suficientes que comprovem sua eficácia, a forma como cada um desses benefícios tem se consolidado e como cada desafio tem sido ou não superado.
Mas certamente a revolução digital é irreversível e, na medicina, ocorre aproximando pessoas e abrindo novos horizontes na busca de soluções médicas para as mais variadas condições e enfermidades.
Referências bibliográficas
1- Portal do Conselho Federal de Medicina (CFM) - <link> - acesso em novembro de 2022. 2- Ministério da Educação - Teleatendimento se estabelece como alternativa viável para consultas durante a pandemia <link> – acesso em novembro de 2022. 3- Imprensa Nacional - Diário Oficial da União <link> - acesso em novembro de 2022. 4. Caetano R. et.al. Desafios e oportunidades para telessaúde em tempos da pandemia de COVID-19: uma reflexão sobre os espaços e iniciativas no contexto brasileiro. Cad. Saúde Pública 36 (5) 2020. 5. Catalani B e Berretin-Felix G. Telessaúde em disfagia orofaríngea: revisão de literatura. Anais. 2015.
A telemedicina evolui e cresce em um ritmo bastante acelerado. A revolução digital é irreversível e, na medicina, ocorre aproximando pessoas e abrindo novos horizontes na busca de soluções médicas para as mais variadas condições e enfermidades. Mas quais são os benefícios e os desafios enfrentados até aqui neste tipo de serviço?
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