Conteúdo exclusivo para profissionais e estudantes da área de saúde.
Terapia Nutricional nas Doenças Raras: Doença de Crohn
- 16/03/2022
Em parceria com a Braspen, convidamos a Nutricionista Camila Prim para falar um pouco mais sobre como conduzir uma Terapia Nutricional adequada no paciente com Doença de Crohn, uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal que afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. Nesse podcast nossa convidada aborda as características da doença, a incidência, seus sinais e sintomas, como conduzir a TNO e TNE, e para concluir ela fala sobre a Dieta de Exclusão para Doença de Crohn (DEDC) e sobre NPE (Nutrição Enteral Parcial).
Participantes
-
Nutri Camila Prim
Ouça nos streamings
Faça download deste podcast
BaixarCurso focado em Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) apoiado pelo GEDIIB para profissionais de saúde interessados nas especificidades dessa doença. A grade de conteúdos foi montada com o intuito de trazer temas que auxiliarão no diagnóstico e tratamento desses pacientes, com aulas claras e práticas de profissionais especialistas em DIIs. Traz desde os aspectos clínicos aos cuidados com a nutrição nas fases da doença afim de facilitar o entendimento e a aplicabilidade dos conceitos no dia a dia.
Curso global de Nestlé Health Science para certificação de profissionais de saúde atuantes com doença inflamatória intestinal como MODULIFE EXPERT. Após a certificação é possível incluir pacientes no APP ModuLife para melhor manejo e controle junto ao paciente com doença inflamatória intestinal com os princípios da DEDC -Dieta de Exclusão para Doença de Crohn.
Curso apoiado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia. Ao final deste curso, você entenderá a interação da microbiota intestinal com os demais sistemas; sua relação com doenças digestivas; seu impacto na inflamação e imunidade; e a importância de condutas que contribuam para uma microbiota intestinal saudável.
Sugestão de Abordagem Nutricional na Doença de Crohn 1º Passo Calcule o IMC6 ,7 IMC = Peso (kg) Altura (m) x Altura (m)
Considera-se fibras alimentares, o conjunto de componentes de alimentos de origem vegetal que resistem à hidrólise ou quebra pelas enzimas do sistema digestório.
A partir do conhecimento da importância da microbiota intestinal equilibrada para o sistema imunológico e dos mecanismos pelos quais os probióticos e probióticos agem no organismo humano, crescem a pesquisa e o uso das estratégias de prevenção e tratamento de enfermidades como o câncer, obesidade, diabetes e doença inflamatória intestinal com este foco. Saiba mais.
Saiba mais sobre as fibras solúveis e seu papel na redução do colesterol LDL e da glicose no sangue, bem como diversas enfermidades associadas a estas condições.
Estudos recentes afirmam que há uma relação entre o intestino e o músculo esquelético, com resultados promissores para a nutrição esportiva. Os benefícios do intestino saudável estão associados ao ganho de força e massa muscular, maior capacidade antioxidante e aumento da biogênese mitocondrial. Saiba Mais.
A microbiota intestinal é capaz de impactar em diferentes condições de saúde e, sua relação com as doenças neurodegenerativas tem ficado cada vez mais evidente. Saiba mais sobre como o equilíbrio da microbiota através dos prebióticos pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer.
É cada vez maior o número de estudos mostrando a influência da composição da microbiota na saciedade e em transtornos de humor como a depressão e a ansiedade. A modulação intestinal a partir da composição nutricional da dieta, tem sido vista como um alvo atraente para o desenvolvimento de novos tratamentos para uma variedade de distúrbios gastrointestinais e psiquiátricos. Quais intervenções nutricionais podem ser feitas? Acesse e saiba mais.
A modulação da saúde intestinal é determinante para a manutenção do equilíbrio endógeno e melhora da qualidade de vida e, a nutrição tem papel fundamental nesse sistema. Dentre as diferentes opções disponíveis, as fibras representam uma alternativa segura e eficiente para normalização do trânsito intestinal e manutenção do equilíbrio da microbiota. Já o colágeno surge como uma nova alternativa para contribuir com a integridade da mucosa intestinal e regularização da frequência evacuatória. Quer saber mais?
Confira os highlights trazendo os principais destaques, novidades, atualizações e curiosidades do Congresso de GASTRO 2021 PRAGUE que aconteceu de forma híbrida em parceria com a Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) e da Sociedade Tcheca de Gastroenterologia (ČGS)