Existe no mundo hoje aproximadamente 425 milhões de adultos portadores de diabetes mellitus (DM). Só em 2019, foram mais de 4 milhões de mortes decorrentes desta doença. No Brasil, o número de novos diagnósticos vem aumentando nos últimos anos, não só em idosos, mas em pessoas mais jovens, a partir dos 30 anos, relacionado com o aumento do IMC como podemos ver na figura 1.1,2
Porém, estudos promissores trazem evidências sobre o papel da perda de peso na remissão da Diabetes tipo 2.4-8 Para falar destes achados científicos, convidamos o Prof. Dr. Michael Lean, Chefe do Departamento de Nutrição Humana da Universidade de Glasgow. Confira alguns pontos abordados na aula:
“A diabetes mellitus (DM) é considerada uma doença incurável, permanente e progressiva. Além disso, deve ser seriamente tratada, pois aumenta o risco para outras doenças como a hipertensão e doenças cardiovasculares." 3
O que acontece quando a população ganha peso? Pessoas com pré disposição à obesidade, isto é, com genes que favorecem o seu desenvolvimento, apresentam maiores índices de Diabetes Tipo 2 e consequentemente apresentam maiores problemas cardiovasculares e hipertensão.
Pré-diabetes 4
“Sabemos que um dos fatores associados ao aumento da diabetes está relacionado à obesidade e, estudos comprovam que a perda de peso pode prevenir e regredir em 58% a doença nos casos de pré –diabetes, conforme podemos ver no estudo de Knowler et. al.:” (figura 2)
Expectativa de vida 5
“Um estudo conduzido por Lean et.al. 5 , mostrou que pessoas com diabetes podem ter a sua expectativa de vida reduzida em até 7 anos.” Segundo o estudo, que avaliou 263 pacientes diabéticos tipo 2 entre 57 – 75 anos, cada perda de peso de 1 kg foi associada a uma sobrevida prolongada de 3-4 meses.
Perda de peso melhora a expectativa de vida
Cirurgia bariátrica 6
“Grande parte das pessoas com obesidade e diabetes, submetidos à cirurgia bariátrica, tiveram a regressão da doença após a perda de peso. Segundo estudo de Dixon JB et.al.6 , 83% dos pacientes estudados apresentaram remissão da DM2 com a perda de 15kg pós - cirurgia bariátrica.”
83% de remissão da dm2 com a perda de >15KG
Regressão da diabetes associada à perda de 15kg
O estudo recente de G.Thom 2020 7 , mostra que a perda de peso foi o preditor mais forte de remissão em 12 e 24 meses, sendo que a perda de 10 a 15kg, apresentou remissão de até 79% em 2 anos conforme figura:
Protocolo e direcionamento de intervenção e controle da diabetes tipo 2: 8
Este protocolo apresenta a abordagem padrão a ser seguida para permitir uma descrição clara dos resultados da pesquisa. O Acompanhamento deve ser feito por profissionais da saúde 2 a 4 x por semana. Decisões clínicas individuais podem ser necessárias para o melhor interesse de uma pessoa. 7
Protocolo de remissão x controle da DM2
O protocolo demonstrou os seguintes benefícios:
- Perda de peso (acima de 8kg);
- Diminuição do HbA1C*;
- Diminuição do risco cardiovascular e outras doenças;
- Menor custo com medicamentos e consultas;
- Melhor qualidade de vida.
*HbA1C= Hemoglobina glicada
Conclusão
A DM deve ser vista como uma doença séria e tratada o quanto antes. É evidenciado que a terapia nutricional é essencial para atingir os objetivos estabelecidos e está recomendada para todos os pacientes com DM tipo 1, tipo 2, pré-diabetes e DM gestacional. Para Diabetes tipo 2, a estratégia de perda de peso acompanhada se mostra um potencial tratamento para remissão da DM2, sendo recomendada a perda de 10 a 15Kg. Novos estudos devem focar na manutenção do peso perdido, suplementos para aumento do GLP – 1 e novas estratégias alimentares.
Referências bibliográficas
1. Campos LF et. al. Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Diabetes Mellitus. BRASPEN J 2020.
2. Ministério da Saúde. VIGITEL Brasil 2019. Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. Estimativas sobre Frequência e Distribuição Sociodemográfica de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas nas Capitais dos 26 Estados Brasileiros e no Distrito Federal em 2019.
3. Rawshani et. al. Risk Factors, Mortality, and Cardiovascular Outcomes in Patients with Type 2 Diabete. 2018.
4. Knowler WC et al; Diabetes Prevention Program Research Group. Reduction in the incidence of type 2 diabetes with lifestyle intervention or metformin. N Engl J Med. 2002.
5. J.K. Powrie et. al. Obesity, Weight Loss and Prognosis in Type 2 Diabetes. 1990.
6. Dixon JBet al. Adjustable gastric banding and conventional therapy for type 2 diabetes: a randomized controlled trial. JAMA. 2008.
7. Thom G et al. Predictors of type 2 diabetes remission in the Diabetes Remission Clinical Trial (DiRECT). Diabet Med. 2020.
8. Leslie WS et al. The Diabetes Remission Clinical Trial (DiRECT): protocol for a cluster randomised trial. BMC Fam Pract,2016;17(20).
Estudos promissores trazem evidências sobre o papel da perda de peso na remissão da Diabetes tipo 2. Para falar destes achados científicos, convidamos o Prof. Dr. Michael Lean, Chefe do Departamento de Nutrição Humana da Universidade de Glasgow. Confira alguns pontos abordados na aula.
Faça o Login ou Cadastre-se para ver todos os conteúdos exclusivos