Neste conteúdo iremos abordar:
- Definição de marketing digital;
- Quais as vantagens do marketing digital no consultório?
- Como impactar os pacientes através do marketing digital?
A internet chegou para revolucionar a sociedade como um todo, incluindo a forma como as pessoas compram, se entretêm e se relacionam umas com as outras. Da mesma forma, o mundo on-line também chegou aos consultórios e, se utilizado de maneira estratégica, pode trazer inúmeros benefícios ao profissional de saúde.
Antes de abordar o marketing digital, é importante esclarecer o que é marketing, que ao contrário do que muitos pensam, vai muito além de “fazer propaganda”.
De acordo com o professor universitário Philip Kotler, que é considerado o guru do marketing moderno, marketing tem a seguinte definição:1
Definição de marketing digital
Com a chegada da era digital, o marketing também passou por transformações e os meios digitais passaram a ser incorporados a esse processo. Conheça a seguir a definição de marketing digital, também de acordo com Kotler:2
É essencial pontuar que o avanço dos recursos tecnológicos impactou de forma significativa a relação entre marcas e negócios com seus clientes. Isso porque, se no marketing “tradicional”, a comunicação era unilateral (marca - consumidor), com o consumidor como alvo, na atualidade houve uma mudança nessa lógica de segmentação, posicionamento, direcionamento e diferenciação da marca para sua aceitação na sociedade, uma vez que o consumidor tem uma voz muito mais ativa.2
Assim, nos dias atuais não basta que um restaurante ofereça uma boa comida com preços atrativos - é preciso ainda que ele seja bem avaliado em plataformas e aplicativos.2
E essa nova relação não é diferente quando se trata de consultórios: profissionais recebem avaliações de pacientes em diferentes plataformas e essa reputação digital certamente pode impactar no agendamento de novos pacientes.
Quais as vantagens do marketing digital no consultório?
É fato: o marketing digital é uma realidade que veio para ficar e por isso, para os profissionais que ainda não estão adaptados a essa nova forma de se relacionar com seus clientes, é preciso vislumbrar que o marketing digital traz inúmeras vantagens.
Conheça abaixo alguns dos benefícios em implementar ações de marketing digital no consultório:3
E todas essas vantagens podem ser obtidas na conveniência do seu próprio consultório ou residência, sem precisar se deslocar para isso. Isso sem mencionar, que apenas através do mundo digital é possível atingir um número tão vasto de pacientes e potenciais pacientes.
Como impactar os pacientes através do marketing digital?
Antes de começar a utilizar as ferramentas digitais para alcançar seus pacientes e prospectar novos clientes, é preciso delimitar uma estratégia para onde o marketing de seu consultório será conduzido.
Conheça abaixo alguns passos que devem ser contemplados nesse processo: 3
A partir desses passos, é possível então definir ações que vão impactar pacientes atuais e atrair possíveis novos pacientes para o seu consultório. Seguem abaixo algumas dicas que poderão ajudar nesse processo: 2,3
No mais, a partir do site é possível criar um mailing, lista de pessoas interessadas em receber notícias e novidades referentes ao seu negócio. A vantagem de ter seu próprio mailing é a possibilidade de criar um relacionamento mais próximo com essas pessoas, que poderão virar portavozes dos seus serviços para outras pessoas.
Para que o site traga melhores resultados, é preciso considerar que ele seja responsivo (que funcione bem em telas de smartphones, tablets ou notebooks), que tenha imagens de boa qualidade e textos escritos de forma clara, objetiva e que sejam de fácil entendimento do seu público.
O marketing digital pode ser uma ferramenta de grande potência para consultórios quando utilizada de forma estratégica, com constância e coerência.
Assim, o conhecimento desse processo por parte dos profissionais de saúde é de fundamental importância para que sua aplicação seja feita de forma assertiva, resultando em uma ampliação do número de clientes, aumentando lucros, divulgando serviços e ainda prestando serviços à sociedade.
Referências bibliográficas
1. Freitas VB. A evolução do marketing digital e os conceitos de marketing social. (link) Acesso em Nov/22.
2. SEBRAE. O que é marketing digital para Kotler. (link). Acesso em Nov/22.
3. Priory Comunicação. Marketing para médicos: conheça os benefícios dessa estratégia. (link) Acesso em Nov/22.
4. Conexa Medicina. Afinal, qual é o papel do marketing de conteúdo para médicos? Acesso em Nov/22.
O mundo digital trouxe ferramentas que, quando utilizadas de forma estratégica, podem potencializar o alcance de diferentes tipos de negócios, incluindo consultórios médicos. Conheça aqui as vantagens do marketing digital e qual a melhor forma de aplicá-lo.
Faça o Login ou Cadastre-se para ver todos os conteúdos exclusivos