Resumo elaborado por:
Dra. Juliana Venites
A cidade de Buenos Aires sediou de 14 a 16 de junho de 2019, o IV Congresso Argentino e o I Congresso Latino-Americano Interdisciplinário de Disfagia, contando com a presença de aproximadamente 800 fonoaudiólogos da América do Sul e convidados europeus.
No primeiro dia do evento, mesas de discussões temáticas dissertaram da avaliação à reabilitação das patologias mais frequentes associadas à disfagia: câncer de cabeça e pescoço, AVC e doenças neurodegenerativas. A abertura e o maior destaque foi a Disfagia Sarcopênica que contou com uma abordagem interdisciplinar com a nutricionista brasileira, Nara Lopez, com o dentista espanhol, Omar Ortega e a chilena, Marcela Sanhueza, que apresentou o documento da Sociedade Japonesa de Reabilitação da Disfagia, pela Associação Japonesa de Reabilitação Nutricional e pela Associação Japonesa de Sarcopenia e Fragilidade para consolidar as evidências atualmente disponíveis sobre os tópicos de Sarcopenia e Disfagia.
Alguns pontos deste documento foram destacados:
Para o diagnóstico de disfagia sarcopênica
Não há um marcador objetivo ou achado que a caracterize exclusivamente. É importante que seja excluída a sarcopenia por doenças neuromusculares, entretanto o envelhecimento e a sarcopenia secundária após inatividade e/ou desnutrição (caquexia) devem ser considerados.
O tratamento de disfagia por sarcopenia requer reabilitação
Utilizada para pacientes disfágicos, além de ser necessária a inclusão da terapia nutricional associada.
Novos estudos sobre o diagnóstico da disfagia sarcopênica e a relação dessa com a sarcopenia primária e secundária se fazem necessários.
O segundo dia do evento contou com palestras que iniciaram em discussões sobre escalas de rastreio para disfagia, avaliação clínica e objetiva e reabilitação. O destaque foi para a recente aplicação da manometria ao diagnóstico fonoaudiológico, em aula ministrada pelo espanhol Dr. Peré Clavé e seu grupo.
Além das aulas ministradas, o congresso foi o marco de fundação da Associação Brasileira de Disfagia (ABD), que visa promover e disseminar o conhecimento da deglutição normal e da disfagia, incentivando debates interdisciplinares sobre o assunto. A ABD surge juntamente com a Associação Latino-Americana de Disfagia que programou seu próximo evento internacional para 2021, em Curitiba, Brasil.
NHS000125 - Material destinado exclusivamente a profissionais da saúde. Proibida a distribuição aos consumidores
Faça o Login ou Cadastre-se para ver todos os conteúdos exclusivos