Sra. L.B.M.A, 86 anos, foi admitida no SBA Residencial, em novembro de 2016, após hospitalização prolongada, com diagnósticos de: fase avançada de Doença de Alzheimer, Hipotireoidismo, Doença Arterial Obstrutiva Periférica e Sarcopenia.
Apresentava disfagia severa, usava dieta enteral, administrada por sonda de gastrostomia. Era totalmente dependente para atividades da vida diária, e acamada. No exame físico apresentava 3 lesões por pressão, sendo em topografia sacral (grau III, com tecido fibrina e secreção purulenta), trocantérica grau III com tecido necrótico e, em calcâneo esquerdo grau III com necrose e sinais de infecção. No final de dezembro, em decorrência de infecção em lesão de calcâneo e piora de necrose, foi transferida para o hospital, para amputação transtibial esquerda, retornando em janeiro.
Retornou ao Residencial, emagrecida, com desnutrição e com as lesões grau III em região sacral e trocantérica. Permaneceu de janeiro/17 a março/18 utilizando curativos complexos.
Em abril 2018, iniciamos o uso de suplementação com Novasource Proline, visando melhora na cicatrização das lesões. Estava com peso estimado em 48,0 kg (IMC 19,5 kg/m²), circunferência de panturrilha de 26,0 cm, circunferência de braço de 24,5 cm e prega tricipital de 12,0 mm, com diagnóstico nutricional de desnutrição leve.
Utilizamos inicialmente 2 unidades de Proline/dia, porém a paciente apresentou diarreia, sendo então mantido 1 unidade/dia pelo período de 2 meses.
Ao final deste período, houve cicatrização da lesão trocantérica e a sacral está com diâmetro de 0,5cm, com tecido de granulação. Em início de junho de 2018, tinha peso estimado em 50,0 kg (IMC 20,3 kg/m²), circunferência de panturrilha de 27,0 cm, circunferência de braço de 26,0 cm e prega tricipital de 15,0 mm, mantendo diagnóstico nutricional de desnutrição leve.
Discussão
O aumento da expectativa de vida associado ao aumento da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, incluindo doenças neurodegenerativas, faz crescer a incidência de lesões por pressão, especialmente em instituições de longa permanência para idosos e em pacientes assistidos por home care. Dados indicam uma prevalência de 18,8% de lesões por pressão em ILPI em Fortaleza1e em 21,7% em idosos em assistência domiciliar em Ribeirão Preto. 2
Em relação à nutrição, existe uma associação entre predisposição e desenvolvimento de lesão por pressão e desnutrição, sendo a terapia nutricional classicamente indicada quando o paciente não atingir suas necessidades proteico calóricas com a alimentação. De acordo com o National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP), as recomendações nutricionais para cicatrização de lesão por pressão incluem aporte calórico de 30-35 kcal/kg de peso corporal e proteico de 1,2 - 2g / kg.3Estudos demonstram que no caso específico de lesão por pressão, a terapia nutricional promove a regeneração tecidual e favorece o processo de cicatrização. 4
Em decorrência dos elevados custos com a saúde, cada vez mais torna-se importante a avaliação econômica nas organizações, com o objetivo de identificar o tratamento de maior custo-efetividade, ou seja, aquele que demonstre os melhores resultados monetários levando em consideração os melhores desfechos clínicos.
O caso acima relatado demonstra redução de 38% dos gastos, e cicatrização completa da lesão em um período de 2 meses, comprovando que esta intervenção nutricional é mais efetiva e, apresentou menor custo global, sendo considerada mais eficiente.
Conclusão
Concluímos que o uso do Novasource Proline trouxe benefícios tangíveis e intangíveis. Com relação aos tangíveis, destacamos: economia com materiais e mão de obra, otimização do tempo de enfermagem no cuidado integral de outros moradores, melhora dos indicadores de qualidade institucionais e melhora da percepção do cuidado pela equipe. Já com relação aos intangíveis destacamos: melhora da qualidade de vida, melhora do conforto, melhora da dor e redução do estresse do cuidador.
Referências bibliográficas
1. Freitas MC, Medeiros ABF, Guedes MVC, Almeida PC, Galiza FT, Nogueira JM. Úlcera por
pressão em idosos institucionalizados: análise da prevalência e fatores de risco. Rev Gaúch Enferm.
2011;32(1):143-50.
2. Moro JV, Caliri MHL. Úlcera por pressão após a alta hospitalar e o cuidado em domicílio.
Esc Anna Nery Rev Enferm. 2016;20(3):1-6.
3. Dorner B, Posthauer ME, Thomas D; National Pressure Ulcer Advisory Panel. The role of
nutrition in pressure ulcer prevention and treatment: National Pressure Ulcer Advisory Panel white paper. Adv
Skin Wound Care. 2009;22: 212-21.
4. Dalapicola MM. A importância do suporte nutricional em pacientes portadores de úlcera de
pressão. Cad Saúde Desenv. 2013;2(2):76-89.
Neste estudo de caso, são apresentados resultados relacionados ao uso do Novasource Proline, mostrando benefícios na economia com materiais e mão de obra, otimização do tempo de enfermagem no cuidado integral de outros moradores, melhora dos indicadores de qualidade institucionais e melhora da percepção do cuidado pela equipe, além de resultados intangíveis como: melhora da qualidade de vida, melhora do conforto, melhora da dor e redução do estresse do cuidador. Confira.
Faça o Login ou Cadastre-se para ver todos os conteúdos exclusivos