Neste conteúdo, serão abordados os tópicos:
A Suplementação na prática esportiva 1,2
Os exercícios físicos promovem ao organismo alterações fisiológicas e desgastes nutricionais importantes. Por isso, uma boa nutrição é essencial para evitar maiores prejuízos à saúde e garantir o desempenho esperado durante os treinos ou eventos esportivos. Para o planejamento da dieta adequada, deve-se levar em consideração o tipo de esforço, a intensidade e o tempo do exercício. O aporte exato de nutrientes deve ser combinado com os horários ideais para as refeições, que devem sempre ser fracionadas, com intervalos adequados aos treinos e descanso do indivíduo. Atualmente, além da alimentação, a suplementação nutricional passou a ser um recurso muito utilizado por desportistas e principalmente por atletas. O Brasil é o 2º maior usuário de suplementos alimentares no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Suplementos alimentares são produtos com a finalidade de complementar a dieta e podem ser encontrados em diversas formas: comprimido, cápsula, cápsula de gel, em pó ou líquido. Os suplementos esportivos (proteínas em pó e barras, géis e termogênicos) são uma categoria de suplementos alimentares que tem como finalidade o aumento de massa muscular, perda de peso corporal ou melhora do desempenho.
A decisão sobre o uso de suplementos deve considerar as características individuais e ser acompanhada cuidadosamente pelo profissional responsável pela prescrição.
Suplementos de carboidratos 3
São encontrados em diversos formatos: em pó, gel, balas e barras e podem ser úteis quando fornecidos em situações onde o uso de alimento pode não ser a melhor opção devido à digestibilidade ou praticidade. Podem ser usados antes, durante e após exercícios.
O carboidrato (CHO) disponível no músculo, sob a forma de glicogênio muscular, é a principal fonte energética para exercícios de alta intensidade. A utilização do glicogênio muscular pode contribuir para a fadiga muscular durante exercícios de elevada intensidade. Esse tipo de exercício promove o consumo de grande quantidade de CHO, pois há um aumento na disponibilidade e na taxa de oxidação da glicose. Entretanto, a quantidade total utilizada está limitada à duração do exercício.
Suplemento com Proteínas 3,5,6
A utilização de suplementos com proteínas e aminoácidos tem aumentado entre os atletas e esportistas, tendo como objetivos a complementação da ingestão proteica ou a substituição de proteínas da dieta para aumentar seu valor biológico na refeição, e ainda, por seus efeitos na recuperação muscular, assim como no ganho de massa magra.
Sendo assim, a quantidade de proteína fornecida pelo suplemento proteico deve ser somada à proteína de outros alimentos, não ultrapassando a recomendação total diária.
Os suplementos proteicos são encontrados em diversos formatos: em pó, barra e líquido e são obtidos de diferentes fontes alimentares como o Whey Protein e a Caseína, que são obtidos a partir do leite e da Albumina da Clara do Ovo. Diferentes tipos de proteínas e grau de processamento interferem na:
Suplementos de Vitaminas e Minerais 1,5
Com a diversidade de modalidades, horários, lanches mal planejados com baixo teor de nutrientes, ingestão reduzida de calorias, dietas veganas e outros fatores, muitos indivíduos podem apresentar a deficiência de algum nutriente importante, sendo assim, é essencial realizar uma avaliação nutricional com um profissional que poderá orientá-lo de forma personalizada sobre quais nutrientes deverá suplementar. Vitaminas e minerais estão associados aos benefícios para o metabolismo energético, defesa antioxidante, resposta imune, reparação e crescimento tecidual e muscular, além da saúde óssea.
Quando limitada a 100% da ingestão dietética de referência (DRI), a suplementação de vitaminas é considerada segura. Quantidades excessivas não são recomendadas.
Termogênicos 3,7,8
Os suplementos termogênicos são considerados substâncias nutricionais que possuem recursos ergogênicos, cuja composição pode apresentar variados tipos de substratos como: cafeína, catequinas, efedrina, entre outras, que prometem aumentar o desempenho físico, otimizar a utilização de gordura como fonte de energia e melhorar a composição corporal através da redução da gordura corporal.
Cafeína 9,11
Bebidas termogênicas contendo cafeína têm sido estudadas quanto aos seus benefícios com relação ao esporte, sendo eles:
Existem vários protocolos de utilização, com ajuste de dose em gramas por kg de peso e com possibilidade de consumo em diferentes momentos, como pré ou durante o treino. O melhor protocolo é o que garante eficácia com menor dose e, esta definição deve ser orientada pelo profissional de saúde.
A prescrição do suplemento no esporte deve ser sempre realizada por um profissional habilitado após a avaliação nutricional e necessidades nutricionais individuais identificadas. O profissional deve ainda acompanhar o praticante de atividades físicas durante algum período, garantindo os ajustes necessários de acordo com as mudanças de peso, treinos e metas.
Neste conteúdo, serão abordados os tópicos:
- Suplementos Alimentares;
- Suplementos de Carboidratos;
- Suplementos de Proteínas;
- Suplementos de Vitaminas e Minerais;
- Termogênicos.
Faça o Login ou Cadastre-se para ver todos os conteúdos exclusivos