Conceito de Transição Hospitalar
O gerenciamento ativo da transição entre as fases aguda e subaguda é um processo que deve ser orientado por metas claras, que tem como alvo os pacientes que necessitam de continuidade do cuidado fora do ambiente hospitalar e, como objetivo, reduzir a complexidade da transição, melhorar a capacidade funcional do indivíduo e estruturar a rotina familiar e o ambiente para o cuidado no longo prazo.
Em um contexto mais amplo, essa transição busca reduzir o tempo de permanência hospitalar e reduzir readmissões, imprimir coerência da utilização de recursos e garantir melhores desfechos com menor custo.

Fase Aguda e Fase Subaguda
A fase aguda é caracterizada pela 1ª semana de internação após o AVC. Já a fase subaguda vai do 7º dia até os seis meses após o AVC.
A literatura aponta que em 4-7 dias após o evento, se o paciente atinge uma estabilidade clínica, esse paciente deve ser direcionado para uma estrutura de reabilitação.

A diminuição do tempo de internação, se feita de maneira adequada, não é comparável à aceleração compulsória da saída do paciente. Logo, esse gerenciamento é individual e ocorre no momento ideal a fim de garantir melhores desfechos e evitar readmissões ou outros eventos adversos.
Programa de Reabilitação Precoce
Reduz o risco de perda funcional institucionalizada
O Programa de Reabilitação Precoce contribui para a redução do risco de perda funcional institucionalizada, longa permanência hospitalar e readmissão. O programa tem como principais pontos:
- Identificação de riscos;
- Intervenção multiprofissional integrada;
- Estratégias de transição e continuidade claras e coerentes.
As etapas visam reduzir o tempo de internação, mortalidade e de dependência em 6 meses.
Uma equipe de transição precisa estar atenta:4
A intervenção precoce envolve reabilitação e plano estruturado de transição:
- Acompanhamento nutricional;
- Controle da dor;
- Abordagem para incontinências;
- Prevenção de complicações secundárias;
- Precauções com polifarmácia;
- Rotina de atividade (intensidade, especificidade);
- Educação/ treinamento de pacientes, familiares e cuidadores;
- Adequação ambiental (tecnologia facilitadora);
- Treinamento de transferências;
- Comunicação entre equipes.
Reabilitação precoce
Cuidado multiprofissional coordenado por médico especializado em reabilitação, com sistemático alinhamento entre equipe, paciente e família. A reabilitação começa no primeiro dia do AVC, mas o objetivo terapêutico é alterado ao longo dos dias. Do primeiro ao sétimo dia, ainda no ambiente hospitalar, o objetivo da Reabilitação é a prevenção de complicações. Já do sétimo dia em diante, o objetivo principal é a estimulação cerebral.
Toda reabilitação deve começar desde o primeiro dia e com uma equipe integrada.
Para onde vou migrar meu paciente após a fase aguda?
Unidisciplinar:
- Não necessita de tecnologia;
- Dificuldade em ser transportado;
- Menor especificidade;
- Complexidade de cuidados
Multidisciplinar:
- Depende de tecnologia;
- Tolerância;
- Transporte/ Suporte;
- Complexidade de reabilitação.
Quem vai para o Home Care?
- Pacientes que não precisam necessariamente do apoio de uma equipe multidisciplinar e de tecnologias especificas de reabilitação;
- Pacientes com dificuldade ou limitações para ser transportado, com menor especificidade de Reabilitação e maior complexidade de cuidados.
Quem vai para o centro de reabilitação?
- Pacientes que precisam de uma equipe multidisciplinar e dependem de tecnologias para se reabilitar;
- Pacientes que necessitam de transporte e estrutura social e, dessa forma, apresentam maior complexidade de reabilitação, mas não alta complexidade de cuidados de enfermagem.
Acidente Vascular Cerebral: transição de cuidados

Legenda
Ranking 1 e 2: Paciente com AVC mais leve, que consegue andar sozinho. Esse paciente será direcionado para o centro de reabilitação.
Ranking 3: Paciente que consegue andar, mas muitas vezes precisa de uma supervisão. Possui certa autonomia no autocuidado, mas a escolha entre um hospital de transição e um centro de Reabilitação depende do nível de complexidade social e clínica. Se houver bom suporte social e baixa complexidade clínica, o paciente deve ser tratado em centro de Reabilitação. Se não tiver, deve ser encaminhado para hospital de transição.
Ranking 4 e 5:Pacientes com incapacidade mais grave, que se beneficiam de uma estrutura hospitalar de transição ou do Home Care, dependendo do prognóstico. Se houver prognóstico em curto prazo (até 4 meses após o AVC), o ideal é hospital de transição. Se o prognóstico for além dos 4 meses, o Home Care é a melhor indicação.

Tempo de Reabilitação
Independente da gravidade, em uma Reabilitação adequada, o paciente atinge 95% do seu melhor potencial em torno de 4 meses.
Quanto ao tempo de internação para Reabilitação: para pacientes com Ranking 2 é de 15 a 30 dias, Ranking 3 de 30 a 60 dias e Ranking 4-5 até 90 dias.
Conclusão
A reabilitação precoce, específica, na intensidade certa e com ações voltadas para essa transição, de forma a encaminhar o paciente para o local adequado às suas necessidades, contribui diretamente para melhores resultados, em menor tempo e através de menor custo.
Referências bibliográficas
1. The J of Gerontology S, 2008
2. N Engl J Med, 2009
3. Ann Intern Med, 2003
4. Cochrane Syst Revs, 2010. A discharge planning from hospital to Home Fonte: Transcrição da aula disponibilizada no site Avante. Dr. João Toniolo e Dra. Milene Silva Ferreira.
Para assistir o vídeo aula na íntegra, acesse o site:
https://www.avantenestle.com.br/conteudos-cientificos/extra-hospitalar/transicao-hospitalar-segura-um-modelo-de-assistencia-no-avc
NHS000244 - Material destinado exclusivamente a profissionais da saúde. Proibida a distribuição aos consumidores.
A transição hospitalar segura busca reduzir o tempo de permanência hospitalar e reduzir readmissões, imprimir coerência da utilização de recursos e garantir melhores desfechos com menos gastos.
A reabilitação precoce, específica, na intensidade certa e com ações voltadas para essa transição em pacientes que sofreram AVC, direcionado ao local adequado às suas necessidades, contribui diretamente para melhores resultados, em menor tempo e custo.
Faça o Login ou Cadastre-se para ver todos os conteúdos exclusivos