O que é Colágeno? 1,3
O colágeno é uma proteína fibrosa de origem animal e representa aproximadamente um terço de toda proteína presente no corpo humano, tendo a função de contribuir com a integridade estrutural dos tecidos do corpo como: ossos, tendões, cartilagens, veias, pele, unhas, cabelo, dentes, bem como nos músculos e a camada córnea dos olhos. O colágeno é o composto mais importante do tecido conjuntivo e é um elemento estrutural importante em organismos multicelulares. A partir dos 25 anos, o organismo passa a diminuir a produção de colágeno no corpo ( cerca de 1% ao ano ), sendo necessária muitas vezes a suplementação. Existem diferenças entre o tipo de colágeno e seu papel no organismo. Alguns são indicados para a pele, enquanto outros atuam com melhor desempenho nas articulações.
Tipos de Colágeno 4,5
Colágeno Nativo: Os tipos de colágeno variam em diâmetro, composição de aminoácidos, comprimento, estrutura molecular, concentração e localização nos diversos tecidos:
A partir do colágeno nativo, podemos obter o colágeno parcialmente hidrolisado (gelatina) e o colágeno hidrolisado. Cada um destes derivados, apresentam características próprias que são dependentes da matéria-prima, do processo de extração (químico ou enzimático) e do tempo e temperatura de obtenção. Os benefícios para o organismo também são diferentes. O colágeno é encontrado nos tecidos conjuntivos dos alimentos de origem animal (pele bovina, suína, de frango e de peixes e também no caldo de ossos destes animais). No Brasil, a maior parte do colágeno é de origem bovina.6
Colágeno contra o envelhecimento da pele: qual é o mais eficaz? 7,8
A integridade estrutural da pele é constituída principalmente por colágeno (30% de toda proteína), principal proteína fibrosa insolúvel presente no tecido conjuntivo e na matriz extracelular dérmica. Fornece à pele força e resistência. O envelhecimento cutâneo é um processo complexo e inevitável causado por diversos fatores que podem acelerar ou não este mecanismo, que envolve alterações estruturais, celulares e da matriz extracelular devido a fatores intrínsecos como o envelhecimento natural e fatores hormonais, e extrínsecos como por exemplo a exposição ao sol, tabagismo e má alimentação.
Há muitos anos, vê se pesquisando os efeitos do uso do colágeno na forma de suplementação oral com o intuito de minimizar os sinais do envelhecimento cutâneo. Estes estudos afirmam que o colágeno tipo I está relacionado aos benefícios para pele, cabelo e unhas.
Colágeno Parcialmente Hidrolisado 5
Com o processo de hidrólise (quebra do colágeno), temos cadeias menores, o que aumenta a absorção, mas ainda abaixo do esperado para resultados relacionados à pele, unha e celulite. Os benefícios deste colágeno (gelatina), apresentam maiores resultados para articulações e ligamentos.
Colágeno Hidrolisado 7-9
Para obter o colágeno hidrolisado, é necessário submeter o colágeno à hidrólise química e enzimática sob condições controladas. O mesmo tem a capacidade de dissolver-se em água ou salmoura e a maioria não apresenta capacidade de formar gel, ao contrário da gelatina. Nos últimos anos tem ocorrido um aumento nas pesquisas realizadas com intuito de analisar a relação entre o consumo de suplementos orais de colágeno hidrolisado e a produção de colágeno no organismo, principalmente relacionado à resultados e benefícios para a pele, cabelo e unhas.
Absorção do colágeno hidrolisado 7-9
Muitas pesquisas científicas mostram que o colágeno hidrolisado, além de aminoácidos livres (nutrientes construtores), também é absorvido na forma de peptídeos (biologicamente ativos) trazendo diversos benefícios comprovados. Pesquisas revelam, ainda, que os peptídeos de colágeno hidrolisado, após serem absorvidos, são distribuídos e acumulados em diferentes tecidos, principalmente a pele, devido ao alto fluxo sanguíneo e boa capacidade de absorção dos mesmos pelo tecido. Com isso, diversos estudos comprovam os benefícios do colágeno hidrolisado, como por exemplo o colágeno Verisol®, na melhora da pele, cabelo, unhas e celulite.
Nem todos os colágenos hidrolisados são iguais, pois a composição dos peptídeos pode variar de acordo com a fonte de colágeno e com a tecnologia de hidrólise enzimática utilizada para obtê-los.
Diante disso, a principal preocupação na indicação de um tipo de colágeno irá depender principalmente do tipo de colágeno hidrolisado, bem como quais evidências científicas existem com o mesmo.
Clique aqui para conferir nossa linha de produtos atualizada.
Referências bibliográficas
1. Campbell MK. Bioquímica. 3. ed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2000.
2. Linden G, Lorient D. New ingredients in food processing: biochemistry and agriculture. Boca Raton (FL): CRC Press; 2000.
3. SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia. Conheça os processos de envelhecimento da pele e saiba como retardá-los [acesso em 19 de agosto de 2020]. Disponível em: https://www.sbd.org.br/noticias/conheca-os-processos-de-envelhecimento-da-pele-e-saiba-como-retarda-los/
4. Duarte FOS. Propriedades funcionais do colágeno e sua função no tecido muscular. Programa de Pós - Graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2011.
5. Gonçalves GR, et al. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. REB. 2015;8(2):190-207.
6. Prestes RC. Colágeno e seus derivados: características e aplicações em produtos cárneos. Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos. Cient Ciênc Biol Saúde. 2013;15(1):65-74.
7. Alves R, Esteves T, Trelles M. Fatores intrínsecos e extrínsecos implicados no envelhecimento cutâneo. Cirugia Plastica Ibero-Latinoamericana. 2013;39(1):89-102.
8. Bombana VB, Zanardo VPS. Uso do colágeno hidrolisado na prevenção do envelhecimento cutâneo. Perspectiva, Erechim. 2019;43(161):101-110.
9. Morganti P. The photoprotective activity of nutraceuticals. Clin Dermatol 2009;27(2):166-74.
10. Zague V, Machado-Santelli GM. Bases científicas dos efeitos da suplementação oral com colágeno hidrolisado na pele. Revista Brasileira de Nutrição Funcional. 2016;15(65):19-25.
11. Shapiro SS, Saliou C. Role of vitamins in skin care. Nutrition. 2001;17(10):839-44.
12. Schagen SK, Zampeli VA, Makrantonaki E, Zouboulis CC. Discovering the link between nutrition and skin aging. Dermatoendocrinol. 2012;4(3):298-307.
Neste conteúdo, abordaremos quais são os tipos de colágeno e quais apresentam benefícios comprovados para a pele, cabelos, unhas e celulite.
Faça o Login ou Cadastre-se para ver todos os conteúdos exclusivos