Fatores externos e internos que influenciam no envelhecimento da pele 1- 3
A aparência da pele e seu funcionamento são afetados por fatores ambientais, como: radiação ultravioleta, componentes tóxicos e alérgicos, danos mecânicos e também por fatores endógenos, como a predisposição genética, o estado imune e hormonal e o estresse.
Consequentemente, a pele sofre alterações, resultando em envelhecimento pela luz, inflamação, redução da função imune, desequilíbrio da homeostase epidérmica e outras desordens da pele.
O envelhecimento natural é veiculado ao envelhecimento celular que, quando associado à nutrição, pode acelerar ou retardar o envelhecimento do organismo.
Diversos estudos têm demonstrado a importância de determinados micronutrientes e outros compostos como o colágeno na manutenção da integridade, aparência e capacidade de reparação da pele.
Vitaminas e Minerais e seus benefícios para a pele 3,4
As vitaminas A, E, C e D, bem como os carotenoides e os minerais Selênio, Zinco, Cobre e Magnésio, são os micronutrientes mais estudados e que mostram melhores resultados positivos para:
A suplementação conjunta de carotenoides, vitamina E, vitamina C e Selênio, pode exercer uma proteção seletiva na pele contra a irradiação. Doses moderadas de betacaroteno promovem o aumento do componente amarelo da pele, promovendo proteção contra queimaduras de sol. Os carotenoides são eficientes destruidores de oxigênios despareados e varredores de radicais livres e, essas funções antioxidantes podem ser responsáveis pelo seu efeito protetor, contribuindo assim para a prevenção do envelhecimento cutâneo acelerado.
O Zinco também apresenta um papel muito importante como antioxidante, pois atua inibindo o processo de despolimerização do ácido hialurônico, responsável pela hidratação e elasticidade da pele.
Outras vitaminas e minerais têm um papel antioxidante, associados a outros benefícios que estão relacionados ao envelhecimento da pele, por exemplo: o Manganês, que auxilia na regulação do açúcar no sangue e o Selênio, que tem importante papel no sistema imunológico.
Funções gerais de vitaminas e minerais específicos para a pele 5- 13
Vitaminas e minerais podem ser encontrados na alimentação variada e diversificada considerando todos os grupos alimentares. Quando isso não for viável, o indivíduo poderá buscar uma complementação alimentar através de produtos fontes de vitaminas e minerais que irão ajudá-lo a atingir as recomendações diárias.
A ação antioxidante promovida por vitaminas e minerais, em sua maioria, não age de forma isolada. Sendo assim, o uso de produtos fontes de vitaminas e minerais antioxidantes se mostra muito eficaz, principalmente quando sua formulação também contenha peptídeos de colágeno (Verisol®), que ao serem absorvidos, são distribuídos e acumulados em diferentes tecidos, principalmente na pele, devido ao alto fluxo sanguíneo e boa capacidade de absorção dos mesmos pelo tecido. Essa combinação de colágeno, vitaminas e minerais, promove resultados comprovados cientificamente para a melhora da pele, cabelo, unhas e celulite.17
Clique aqui para conferir nossa linha de produtos atualizada.
Referências bibliográficas
1. Tobin, D.J. Introduction to skin aging. Journal Of Tissue Viability. 2017;26(1):37-46.
2. Scharffetter-Kochanek K, et al. Photoaging of the skin from phenotype to mechanisms. Exp Gerontol. 2000;35(3):307-16.
3. Dias, Ana Margarida. Nutrição e a Pele. Faculdade de Ciências da Nutrição e alimentação. Porto 2008.
4. Xavier AA, Pérez-Gálvez A. Carotenoids as a Source of Antioxidants in the Diet. Subcell Biochem. 2016;79:359-75.
5. Schagen SK, Zampeli VA, Makrantonaki E, Zouboulis CC. Discovering the link between nutrition and skin aging. Dermatoendocrinol. 2012;4(3):298-307.
6. Cosgrove MC, et al. Dietary nutrient intakes and skin-aging appearance among middle-aged American women. Am J Clin Nutr. 2007;86(4):1225-31. Erratum in: Am J Clin Nutr. 2008;88(2):480.
7. Shapiro SS, Saliou C. Role of vitamins in skin care. Nutrition. 2001;17(10):839-44.
8. Addor FAS. Antioxidants in dermatology. An Bras Dermatol. 2017;92(3):356-362.
9. Puizina-Ivić N. Skin aging. Acta Dermatovenerol Alp Pannonica Adriat. 2008;17(2):47-54.
10. Pappas A, Liakou A, Zouboulis CC. Nutrition and skin. Rev Endocr Metab Disord. 2016;17(3):443-448.
11. Amancio OMS. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Cobre. Série de Publicações ILSI Brasil. Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos. Comitê de Nutrição ILSI Brasil, Agosto 2011.
12. Cominetti C, Cozzolino SMF. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Zinco. Série de Publicações ILSI Brasil. Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos. Comitê de Nutrição ILSI Brasil, Julho 2009.
13. Cominetti C, Cozzolino SMF. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Selênio. Série de Publicações ILSI Brasil. Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos. Comitê de Nutrição ILSI Brasil, Julho 2009.
14. Souyoul SA, Saussy KP, Lupo MP. Nutraceuticals: A Review. Dermatol Ther (Heidelb). 2018;8(1):5-16.
15. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Gerencia Geral de Alimentos. Suplementos Alimentares.
16. Petry ER, Alvarenga ML, Cruzat VF, Toledo JO. Suplementações nutricionais e estresse oxidativo: implicações na atividade física e no esporte. Rev Bras Ciênc Esporte. 2013;35(4):1071-92.
17. Zague V, Machado-Santelli GM. Bases científicas dos efeitos da suplementação oral com colágeno hidrolisado na pele. Revista Brasileira de Nutrição Funcional. 2016;15(65):19-25.
18. Shapiro SS, Saliou C. Role of vitamins in skin care. Nutrition. 2001;17(10):839-44.
19. Schagen SK, Zampeli VA, Makrantonaki E, Zouboulis CC. Discovering the link between nutrition and skin aging. Dermatoendocrinol. 2012;4(3):298-30.
Neste conteúdo iremos abordar os fatores externos e internos que influenciam no envelhecimento da pele e como as Vitaminas e Minerais podem trazer benefícios.
Faça o Login ou Cadastre-se para ver todos os conteúdos exclusivos